Mazda CX-70 Forum banner

CX60 Inline6 Diesel - 'Limpeza do motor em marcha lenta rápida'

22K views 43 replies 11 participants last post by  Southeastern  
#1 ·
A maldição do CX60 continua a dar que falar.

Depois de algumas semanas, isto aconteceu. O motor vai para 1500 rpm em marcha lenta e depois mantém-se lá o tempo que decidir que precisa de fazer a sua coisa.

Image

Como isto aconteceu depois de algumas semanas de viagens curtas, pois devido a doença eu não tinha feito a minha medida preventiva habitual do DPF de 30-45 minutos na autoestrada, pensei que era apenas uma medida de segurança, e depois de cerca de 5 minutos desligou. Não é bom, o motor está a gemer a 1500 rpm, e não é silencioso. Os meus vizinhos estavam a ficar chateados, mas se fosse uma vez em cada lua azul, eu conseguia lidar.

De acordo com a Mazda, não se deve desligar o motor durante este processo, por isso, se acontecer às 2 da manhã, bem, sim, vai parecer um idiota a acelerar o motor do seu carro.

Eu li este documento, claro que é para o motor 2.2D, mas imagino que sejam os mesmos princípios.

Página 9

Image

Depois de um fim de semana de condução principalmente em autoestrada e em estradas longas, aconteceu de novo. Desta vez demorou 10 minutos a desligar.

Portanto, não fez muito sentido, pois eu não tinha feito nenhuma viagem curta e esta foi a primeira vez que o liguei desde então.

Se isto vai tornar-se uma coisa, que eu nem sequer posso ir às compras sem ter de deixar o carro a acelerar no parque de estacionamento ou na minha entrada, então isto é uma falha grave.

Eu usei Super Diesel neste depósito, por isso, quando estiver vazio, vou colocar o material normal - mas eu senti que o Super teria sido a melhor opção para manter o motor e os injectores limpos quando se fazem viagens mais curtas.

Se alguém tiver alguma experiência com isto, adoraria ouvir as vossas opiniões!

Attachments

#8 ·
Tinha exatamente o mesmo sistema no meu Disco Sport e é a razão pela qual me afastei do diesel. Os motores modernos com DPFs não conseguem lidar com percursos curtos porque o motor não aquece o suficiente para queimar o carbono no DPF.
Fiz 160.000 milhas em viagens em diesels VAG nos últimos dez anos, muitas delas sendo viagens curtas no centro de Londres, nunca experimentei um único problema. A minha rotina habitual de um passeio de autoestrada a cada duas semanas parecia ter funcionado e nenhum sistema tolo a tentar fazer alguma coisa por mim.

Não acho que isto tenha alguma coisa diretamente a ver com o DPF, a regeneração do DPF é uma coisa diferente e muito ruidosa (o meu VAG teve um ciclo de regeneração do DPF), de acordo com o documento da Mazda acima, parece ser 'limpeza do injetor'. Limpeza do injetor num carro novo.

É possível desligar? O que pode acontecer então?
A propósito, você coloca em N nos semáforos??
Pode desligar o carro sim, e quando o volta a ligar, ele volta diretamente para o seu processo de limpeza.

Sim, às vezes. O carro faz menos barulho e vibrações quando está fora da mudança, e não tenho a certeza de como a caixa de velocidades e o sistema de embraiagem funcionam (os técnicos da Mazda também não me conseguem dizer), por isso não quero desgastar prematuramente a embraiagem.

Eu possuí um CX-5 Diesel por 4 anos desde novo, esse foi o problema mais irritante que tive com o carro.
Tenho quase a certeza de que é o mesmo para o 6 em linha que para o 2.2, um diesel é um diesel. A única coisa positiva a tirar disso é que, pelo menos, pode ver quando o carro entrou no "modo de limpeza", como eu podia com o CX-5, a maioria das outras marcas não mostra isso.

Quando o meu CX-5 era novo, ele entrava nesse modo a cada 800 milhas, depois de 4 anos, 60.000 milhas (FSSH e muitas atualizações de software sobre esse problema), ele fazia isso a cada 150 milhas.
Não desligue o carro de forma alguma quando estiver a "limpar". Assim que o meu CX-5 entrou nesse modo, levei o carro para um passeio, usando mudanças manuais (rotações mais altas, pois o DPF precisa de calor) e deixei-o fazer o seu trabalho por cerca de 10 milhas. Chato; Sim, também caro. Mesmo depois de o fazer como escrito acima (como o meu concessionário me disse para fazer), tive os injetores substituídos 3 vezes, os sensores do turbo duas vezes e o coletor de admissão foi limpo 3 vezes por jateamento com cascas de noz. Mais de 5.000 em reparações, embora tudo estivesse na garantia, mesmo depois de a garantia ter terminado..... Como é um "problema conhecido"
Obrigado por isso, Lee.

Tenho de desligar o motor quando ele está a fazer isso, vivo numa área densamente povoada e não é prático ir dar uma volta em certos momentos devido ao trânsito, compromissos de trabalho, etc. É como, 'vou aos correios, depois tenho de acabar por andar a conduzir durante uma hora ou a irritar os meus vizinhos', que maneira de gastar 50 mil libras.

A Mazda nunca me disse que isto é uma 'coisa' que eu precisava de esperar.

É esta uma característica permanente, parece que posso ter de rejeitar o carro, pois isto não é de todo vivível.

#6 ·
Eu tive um CX-5 Diesel por 4 anos desde novo, esse foi o problema mais chato que tive com o carro.
Tenho quase certeza de que é o mesmo para o 6 em linha que para o 2.2, um diesel é um diesel. A única coisa positiva a tirar disso é que, pelo menos, você pode ver quando o carro entrou no "modo de limpeza", como eu podia ver com o CX-5, a maioria das outras marcas não mostra isso.

Quando meu CX-5 era novo, ele entrava nesse modo a cada 800 milhas, depois de 4 anos, 60.000 milhas (FSSH e muitas atualizações de software sobre esse problema), ele fazia isso a cada 150 milhas.
Não desligue o carro de jeito nenhum quando ele estiver "limpando". Assim que meu CX-5 entrou nesse modo, levei o carro para um passeio, usando marchas manuais (rotações mais altas, pois o DPF precisa de calor) e deixei ele fazer isso por cerca de 10 milhas. Chato; Sim, também caro. Mesmo depois de fazer isso como escrito acima (como meu revendedor me disse para fazer), tive os injetores substituídos 3 vezes, os sensores do turbo duas vezes e o coletor de admissão foi limpo 3 vezes, por jateamento com cascas de nozes. Mais de 5 mil em reparos, embora tudo estivesse na garantia, mesmo depois que a garantia expirou..... Como é um "problema conhecido".

#7 ·
Eu tive um CX-5 Diesel por 4 anos desde novo, esse foi o problema mais irritante com o carro que eu tive.
Tenho quase certeza de que é o mesmo para o 6 em linha que para o 2.2, um diesel é um diesel. A única coisa positiva a tirar disso é que, pelo menos, você pode ver quando o carro entrou no "modo de limpeza", como eu podia com o CX-5, a maioria das outras marcas não mostra isso.

Quando meu CX-5 era novo, ele entrava nesse modo a cada 800 milhas, depois de 4 anos, 60.000 milhas (FSSH e muitas atualizações de software sobre esse problema), ele fazia isso a cada 150 milhas.
Não desligue o carro de jeito nenhum quando ele estiver "limpando". Assim que meu CX-5 entrou nesse modo, levei o carro para um passeio, usando marchas manuais (rotação mais alta, pois o DPF precisa de calor) e deixei-o fazer sua coisa por cerca de 10 milhas. Chato; Sim, caro também. Mesmo depois de fazer isso como escrito acima (como meu revendedor me disse para fazer), tive os injetores substituídos 3 vezes, os sensores do turbo duas vezes e o coletor de admissão foi limpo 3 vezes, por jateamento com cascas de nozes. Mais de 5 mil em reparos, embora tudo estivesse na garantia, mesmo depois que a garantia expirou..... Como é um "problema conhecido".
Quais foram suas distâncias diárias? Quantos km por viagem? Não foram reparos de garantia?

#9 · (Edited)
Eu tive um Jaguar XF e XJL e o Filtro de Partículas Diesel me deixou louco. Quase toda semana eu recebia uma mensagem “DPF Cheio”. Para limpar isso queimando o excesso de partículas, eu tinha que dirigir dez milhas a velocidades superiores a 50 mph. A Mazda aparentemente encontrou uma solução que não exige dirigir em alta velocidade. Estranhamente, eu não tive o mesmo problema com meu Mercedes, mas tenho uma reclamação pendente com a MyDiesel.com com todos os três veículos e espero que a reclamação da Mercedes seja a mais propensa a ter sucesso. A Volkswagen já admitiu irregularidades nas emissões. Possivelmente você não tem problemas com DPF e, portanto, com injetores, se as emissões excederem as relatadas devido a fraudes tecnológicas.

#10 · (Edited)
Eu tive um Jaguar XF e XJL e o Filtro de Partículas Diesel me deixou louco. Quase toda semana eu recebia uma mensagem “DPF Full”. Para limpar isso queimando o excesso de partículas, eu tinha que dirigir dez milhas em velocidades superiores a 50 mph. A Mazda aparentemente encontrou uma solução que não requer dirigir em alta velocidade. Estranhamente, eu não tive o mesmo problema com meu Mercedes, mas tenho uma reclamação pendente com a MyDiesel.com com todos os três veículos e espero que a reclamação da Mercedes seja a mais provável de ter sucesso.

Eu concordo com Brianthemodeller e Lee, este é um problema comum e um motor a diesel de alta capacidade não é ideal se você está fazendo principalmente viagens curtas porque o DPF não vai “queimar” as partículas. O diesel é inadequado para locais urbanos de parada e partida e é por isso que é desencorajado.
Novamente, eu não achei que os diesels fossem um problema para mim, mas admitidamente isso foi apenas diesels Audi. Nunca um único problema, e tive três deles, todos fazendo viagens curtas na semana e depois grandes no fim de semana.

A Audi faria uma regeneração do DPF em cerca de 30 minutos em uma viagem na rodovia, se precisasse, então eu fazia isso a cada 2-3 semanas se não tivesse feito uma corrida, e tudo estava bem.

Isso parece ser 'limpeza do injetor', as regenerações do DPF na Mazda, pelo que eu vi, são muito barulhentas.

A menos que eu encontre uma maneira de gerenciar isso, acho que estou chegando ao ponto de estar farto da Mazda, com o desastroso PHEV para isso.

Não faz sentido isso acontecer depois de um fim de semana de quilômetros puramente rodoviários, eu poderia entender se, como da primeira vez, tivesse acontecido depois de algumas semanas de viagens curtas.

Há também 'iStop' que corta o motor quando parado e em ponto morto, então eu nem consigo aquecer o motor às vezes sem desligá-lo. Ao mesmo tempo, ligando o Autohold e desligando o Lane Assist, corrigindo o DPS quando ele erra, observando que o freio de emergência não vai tentar me matar ao sair da garagem... Que polava enorme só para dar uma volta.

#16 ·
#18 ·
Talvez a Mazda queira evitar que este pesadelo fu***' aconteça...: "youtube.com/watch?v=eBoZsZACh5E".
Um carro com 140.000 milhas sem quaisquer problemas de funcionamento, de acordo com os apresentadores.

Todos os motores sofrem com a acumulação de coque, mesmo os a gasolina. Mas se você rodar um Diesel todos os dias por dez anos em viagens de 1-2 milhas, isso certamente acontecerá, você tem que cuidar de um diesel, mas sendo um adulto (semi) responsável e proprietário de carro, eu sei o que fazer, e não preciso acordar meus vizinhos para o carro fazer isso.

Então, feliz por este sistema existir, mas me dê o direito de desligá-lo!

#21 ·
É devido ao uso de novos injetores multifásicos para aumento de potência. “Como os injetores especiais podem ter condensação dentro deles se o motor for ligado por curtos períodos, ele entrará em um modo de autolimpeza, onde purga o combustível nos injetores com marcha lenta rápida. É completamente cancelado quando uma marcha é selecionada, então não puxa o carro, mas é questionado quando os proprietários veem a mensagem “Marcha lenta rápida devido à limpeza do injetor diesel”.”

#22 ·
É devido ao uso de novos injetores multifásicos para aumentar a potência. “Porque os injetores especiais podem ter condensação dentro deles se o motor for ligado por curtos períodos, ele entrará em um modo de autolimpeza onde ele purga o combustível nos injetores com uma marcha lenta rápida. É completamente cancelado quando uma marcha é selecionada, então não puxa o carro, mas é questionado quando os proprietários veem a mensagem “Marcha lenta rápida devido à limpeza do injetor diesel”.”
Obrigado Mazda por essa engenharia 'ótima'! Certamente será questionado quando você estiver rodando a 1500 rpm na sua garagem.

Ele mal faz 1500 rpm na autoestrada a 70 mph... mostra quanta carga ele está usando e o nível de ruído.

#27 ·
Claramente, você nunca teve um motor diesel moderno antes, pois todos têm regeneração DPF, não é uma maldição.
Eu nunca recomendo a nenhum comprador de carro de qualquer marca que compre diesel se você viajar menos de 30 minutos por dia. Os diesels são para longas distâncias, não para uso diário de mães de futebol.
A maioria dos críticos de carros adora diesel, mas eles não os possuem.
A maneira mais rápida de matar qualquer motor diesel common rail é dirigir em curtas distâncias, mesmo com uma maldição irritante.

#28 ·
Claramente, você nunca teve um motor a diesel moderno antes, pois todos têm regeneração DPF, não é uma maldição.
Eu nunca recomendo que nenhum comprador de carro de nenhuma marca compre diesel se você viajar menos de 30 minutos por dia. Os diesels são para longas distâncias, não para uso de mães que fazem compras.
A maioria dos revisores de carros adora diesel, mas eles não os possuem.
A maneira mais rápida de matar qualquer motor diesel common rail é dirigir por pouco tempo, mesmo com a maldição irritante.
A Limpeza em Marcha Lenta Rápida não tem nada a ver com a Regeneração DPF. Se você tivesse se dado ao trabalho de ler o tópico, FIC é um traço específico da Mazda em relação à limpeza de seus 'injetores especiais'. Em breve farei o upload de um documento da Mazda explicando, é um pouco mais complicado do que afirma, mas é devido ao design dos injetores e câmaras que a Mazda sentiu que a limpeza de alta velocidade é necessária.

Os diesels definitivamente podem ser usados para viagens curtas, bem como para longas distâncias, desde que sejam bem cuidados, em dez anos de propriedade de diesel em Central London, nunca tive um único problema e eles funcionam muito bem para o trabalho que fazem.

A minha solução de manutenção é garantir sempre, pelo menos uma vez por semana a dez dias, que seja feita uma boa viagem de trinta minutos ou mais na autoestrada para limpar o DPF. Sem fazer isso, e fazendo tarefas diárias de cinco minutos, sim, você pode ter problemas.

Image

#30 ·
Não, o que eu disse sobre marcha lenta rápida tem tudo a ver com DPF.

Você carregou um documento de 2019 da MNAO relacionado ao antigo CX-5 Diesel vendido muito brevemente nos EUA, também usado com Adblue obrigatório para emissões e limpeza de injetores.
Este KF CX-5 foi o primeiro carro a diesel da Mazda vendido nos EUA.

Não é o mesmo que os diesels CX-60 ou CX-90, pois eles não têm o mesmo design de motor ou as mesmas peças da marca Bosch.
Nenhuma das peças do motor é comum com o que agora é considerado o novo diesel antigo naquele KF CX-5 que tinha Adblue para passar nas emissões dos EUA, o carro e o motor foram descontinuados em menos de 6 meses.

Atualmente, não há motores diesel de nova geração em oferta no CX-90 e duvido que haja para a América do Norte.

Isso acontece quando as pessoas postam informações aleatórias que não estão relacionadas ao seu carro.

E sim, dirigir em curtas distâncias com qualquer motor a diesel resultará em uma vida útil curta do motor, pois um dos primeiros sinais são as luzes de advertência IC e/ou 'nível de óleo subindo' (olhe a vareta) no cárter devido ao combustível diesel bruto não queimado que passa pelos anéis do pistão, que se mistura com o óleo do motor no cárter e/ou falta de regeneração do DPF ou ambos.

Pessoalmente, eu nunca teria um carro ou caminhão a diesel de qualquer marca, a menos que você dirija em longas distâncias... eles são fantásticos então, caso contrário, muito problema.

#31 ·
Não, o que eu disse sobre marcha lenta rápida tem tudo a ver com DPF.

Você carregou um documento de 2019 da MNAO relacionado ao antigo CX-5 Diesel vendido muito brevemente nos EUA, também usado com Adblue obrigatório para emissões e limpeza do injetor.
Este KF CX-5 foi o primeiro carro a diesel da Mazda vendido nos EUA.

Não é o mesmo que os diesels CX-60 ou CX-90, pois eles não têm o mesmo design de motor ou as mesmas peças da marca Bosch.
Nenhuma das peças do motor é comum com o que agora é considerado o antigo novo diesel naquele KF CX-5 que tinha Adblue para passar nas emissões dos EUA, o carro e o motor foram descontinuados em menos de 6 meses.

Atualmente, não há motores diesel de nova geração em oferta no CX-90 e duvido que haja para a América do Norte.

Isso acontece quando as pessoas postam informações aleatórias que não estão relacionadas ao seu carro.

E sim, dirigir em curtas distâncias com qualquer motor a diesel resultará em uma vida útil curta do motor, pois um dos primeiros sinais são as luzes de advertência IC e/ou 'nível de óleo subindo' (olhe a vareta) no cárter devido ao combustível diesel bruto não queimado que passa pelos anéis do pistão, que se mistura com o óleo do motor no cárter e/ou falta de regeneração do DPF ou ambos.

Pessoalmente, eu nunca teria nenhum carro ou caminhão a diesel de qualquer marca, a menos que você dirija em longas distâncias... eles são fantásticos então, caso contrário, muito sofrimento.
Este tópico é sobre Limpeza de Marcha Lenta Rápida, que é um processo explicado acima, nada diretamente relacionado ao DPF, o CX60 tem suas próprias funções de regeneração do DPF que são diferentes do processo de limpeza FIC. Se você fosse proprietário, saberia disso, pois a regeneração do DPF é bastante audível quando está acontecendo e está em intervalos diferentes do FIC. Claro, tudo em um motor está conectado de alguma forma, mas fundamentalmente, essas são funções diferentes para diferentes propósitos de solução de primeiro nível.

O FIC é relevante para todos os Mazda Diesels que possuem o processo de Limpeza de Marcha Lenta Rápida (pelo menos no Reino Unido e na Europa), que são todos, pelo que me foi dito pela Mazda. Tive grandes discussões sobre este processo com os crescentes controles de emissões no Reino Unido e os motores 'em marcha lenta' proibidos em alguns bairros de Londres. A única razão pela qual usei este documento foi porque ele explicou o processo da melhor maneira.

O processo FIC é o mesmo para o CX60 3.3 que para o Mazda 2.2 Diesel, o 3.3 tem Ad-Blue, (imagino que o 2.2 também, dependendo da idade) realmente não importa a idade do documento ou a qual veículo ele se refere, o processo e sua função ainda são os mesmos, pois ainda existe.

Os diesels são ótimos, e o Inline6 é um pêssego absoluto, funciona bem para viagens curtas, desde que você esteja ciente de que ele precisa de uma explosão toda semana ou mais. Felizmente, meu FIC quase não aparece mais, parecia acontecer apenas quando era novo, mas pode ser por causa do documento, agora sei para não desligá-lo várias vezes em rápida sucessão antes que ele atinja a temperatura de operação, mas mesmo assim eu faço isso às vezes e está tudo bem.

Como eu disse, 10 anos e contando e o carro a diesel que fez a maioria dessas viagens curtas diárias agora mora a algumas portas de distância e está indo bem... fazendo viagens curtas. Podemos criar manchetes chocantes para a maioria das coisas, como dirigir um motor a gasolina com força a partir do frio, o que danificará os furos e pode levar a um anel sendo puxado (pergunto-me como o PHEV consegue isso quando o modo EV muda para um ICE congelante a 60 mph?) nenhum motor é infalível e será afetado por qualquer uso que lhe for dado, mas o autoritarismo é assim, 1940...

#34 ·
@Southeastern você consegue mudar para D e sair enquanto a marcha lenta rápida está acontecendo?
Edit: acabei de notar que você consegue dirigir

Isso está me fazendo questionar minha decisão de comprar o diesel CX60. Também não gosto do PHEV.
Sim, você consegue, o lado negativo disso é que quando você para novamente, como nos semáforos, o modo de limpeza continua, então todas as pessoas ao seu redor olham para você como se você fosse um idiota acelerando o motor nos semáforos - o que, sendo um diesel, é bastante barulhento.

Para ser sincero, agora que meu motor envelheceu, o modo FIC não ativa tanto, parece acontecer se você parar e ligá-lo cerca de 4 vezes em 20-30 minutos, ou várias viagens curtas em um dia.

#39 ·
A maldição do CX60 continua a acontecer.

Depois de algumas semanas, isso aconteceu. O motor vai para 1500 rpm em marcha lenta e depois mantém por quanto tempo decidir que precisa fazer sua coisa.

View attachment 307

Como isso aconteceu depois de algumas semanas de viagens curtas, pois devido a doença eu não tinha feito minha medida preventiva usual do DPF de 30-45 minutos na autoestrada, imaginei que fosse apenas uma medida de segurança, e depois de cerca de 5 minutos acabou. Não é bom, o motor está a 1500 rpm, e não é silencioso. Meus vizinhos estavam ficando putos, mas se for uma vez a cada lua azul, eu poderia lidar.

De acordo com a Mazda, você não deve desligar o motor durante este processo, então se acontecer às 2 da manhã, bem, sim, você vai parecer um idiota apropriado acelerando o motor do seu carro.

Eu li este documento, com certeza é para o motor 2.2D, mas imagino que sejam os mesmos princípios.

Página 9

View attachment 306

Depois de um fim de semana principalmente na autoestrada e em estradas longas, aconteceu de novo. Desta vez, demorou 10 minutos para acabar.

Então, não fez muito sentido, pois eu não tinha feito nenhuma viagem curta e esta foi a primeira vez que liguei desde então.

Se isso vai se tornar uma coisa, que eu não posso nem ir às compras sem ter que deixar o carro acelerando no estacionamento ou na minha entrada, então esta é uma falha séria.

Eu usei Super Diesel neste tanque, então quando estiver vazio, colocarei o material padrão - mas senti que o Super teria sido a melhor opção para manter o motor e os injetores limpos ao fazer viagens mais curtas.

Se alguém tiver alguma experiência com isso, adoraria ouvir seus pensamentos!
Olá
Antes da revisão de 10.000 km, o nosso fazia a queima a cada 3 a 4 semanas, mas desde a revisão, agora faz a cada 2 a 4 viagens curtas
Enquanto consertavam outros defeitos, contei a eles sobre esse problema, mas eles disseram que é normal.
A Mazda muda de ideia quando PRECISA

#40 ·
Olá
Antes da revisão dos 10.000 km, o nosso carro fazia a queima a cada 3 a 4 semanas, mas desde a revisão, agora faz a cada 2 a 4 viagens curtas.
Enquanto corrigiam outras falhas, falei-lhes deste problema, mas disseram que era normal.
A Mazda muda de ideias quando PRECISA
São os concessionários que inventam coisas, o meu concessionário disse que este era um programa de regeneração do DPF, eles literalmente não se importam e não fazem ideia 🤦
‍♂