Sim, OTA é apenas para Mazda Connect usando Redes Públicas que limitam o tamanho do arquivo a 250MB, pois todas as atualizações do Mazda Connect geralmente têm mais de 1GB.
OTA funciona para Mazda CX-50 fabricados na América do Norte na nova fábrica da Alabama MTM, os proprietários do CX-50 tiveram uma atualização de arquivo para Connect de 205MB cerca de um ano atrás e nada mais desde então, uma atualização autônoma do Mazda Connect foi lançada, pois OTA é muito restritivo.
A única outra forma de Software/Firmware é feita no nível do revendedor para atualizações do sistema de carros para Módulos de Controle de carros.
Este é um portal ao vivo para downloads de arquivos de calibração, eles não são armazenados em PC como o antigo IDS (licenciado pela Ford).
A Aplicação de Diagnóstico é chamada MDARS e é licenciada pela Bosch, é um sistema Bosch/Mazda, MDARS começou com o modelo de 7ª Geração BP Mazda 3 em 2019.
O módulo VCI usado para se comunicar do Laptop com MDARS para a porta OBD dos carros é chamado PassThrough e a Mazda usa o Mazda VCM II feito pela Bosch.
Em 2025, a Mazda está usando uma nova unidade passthrough feita pela DENSO Japan para uso exclusivo com os modelos MDARS 7 Gen usando MDARS e não pode ser usada com Mazda IDS (Gen 6 e anteriores).
É muito errado que os revendedores não ganhem dinheiro com as reclamações de garantia, tendo feito isso para meu primeiro revendedor Mazda, as reclamações de garantia são uma perda para atingir o ponto de equilíbrio, pois as taxas da Mazda são muito baixas, tanto na taxa horária (tempos de reparo) quanto na taxa de dinheiro da mão de obra, a maioria das reclamações de R e R não paga mais do que 0,3 a 0,5 horas, como a recente substituição do amortecedor traseiro no CX-60. A Mazda paga a um revendedor 0,9 horas.
Substituição da montagem do motor cerca de 12 horas.
Transmissões (MX-5) 2,1 horas.
Estas são todas as taxas codificadas definidas e, obviamente, variam.
Peças novas a serem substituídas (se aplicável), todas as Peças para Reclamações de Garantia são pagas pelo Departamento de Peças do Revendedor, elas não são dadas ao Revendedor, o Revendedor ao enviar a reclamação de garantia reivindica Mão de Obra e quaisquer Peças, no final do mês o Revendedor é reembolsado pela MME ou UK Service. Novamente, o reembolso das Peças é a uma taxa definida do preço de tabela. Normalmente, cerca de cada trimestre, o Revendedor é visitado pelo Representante da MME para verificar as reclamações de Garantia por meio do número da reclamação do Revendedor e as peças defeituosas removidas do carro, o briefing do Representante analisa a peça antiga e a coloca na lixeira do Revendedor.
Às vezes, uma peça de garantia pode ser devolvida com o Representante.
Às vezes, uma reclamação de garantia do revendedor é rejeitada porque a peça antiga não está lá ou não está marcada corretamente, neste caso raro, o revendedor arca com todos os custos (uma perda total).
Por que um revendedor colocaria o carro de um cliente em segundo plano? Claro, o reparo está agendado, pois depende de quão ocupado o revendedor está (horas-homem disponíveis), geralmente esperando por uma peça nova de substituição ou conselhos da Mazda. A prioridade é sempre o varejo primeiro, mas se a peça estiver lá e o proprietário deixar o carro, o Gerente de Serviço quer que o carro saia da oficina o mais rápido possível.
Todos os Departamentos de Serviço hoje em revendedores médios a grandes operam em cronogramas de gerenciamento de desempenho, horas de trabalho disponíveis em relação às horas de trabalho vendidas (totais usados), número de carros na oficina e o tempo gasto na oficina para Varejo, Pré-entrega e Garantia.
Tudo divertido....
FELIZ ANO NOVO A TODOS!